É preciso
organização, objetividade, foco e persistência
Com a internet e as redes
sociais, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que facilita o chamado
networking, instrumento poderoso para abrir as portas do mercado de trabalho e
do mundo dos negócios. No entanto, com a diversidade de ferramentas, o
fantástico número de usuários e a tendência ao caos que a rede sugere, os
profissionais têm dificuldades de administrar de forma eficiente e tirar
proveito dos relacionamentos virtuais.
Afinal, como ganhar visibilidade e aparecer de
forma diferenciada na rede social, quando todos se apresentam com clichês como
motivado, inovador, dinâmico, focado em resultados? Como se conectar a pessoas
certas e tornar produtivos esses relacionamentos? Como entrar em grupos sem se
sentir ou ser considerado um "penetra" chato e indesejável?
A rede social tem uma lógica: o usuário
aumenta o número de conexões com pessoas que realmente conhece ou com quem
mantém algum tipo de relacionamento – e, a partir desses contatos, ele se
conectará progressivamente a pessoas que não conhece no mundo físico. Ou seja,
no networking virtual, o céu é o limite.
Mas, apesar desse caráter, digamos permissivo,
da rede, o profissional precisa ter organização, objetividade, foco e
persistência. Alguns conselhos:
Planeje sua entrada na rede social
Não caia na rede apenas porque todo mundo está
lá. Defina objetivos, avalie as ferramentas, calibre a imagem e as mensagens
que queira transmitir. Não convide desconhecidos apenas para alavancar sua
rede. Procure se conectar a pessoas e grupos com os quais tenha interesses em
comum.
Não confunda alhos com bugalhos
Todas as ferramentas contribuem para o
networking, mas cada uma tem uma funcionalidade específica. Se você quiser
apresentar seu currículo, procurar contatos em sua área, prospectar negócios ou
participar de discussões profissionais de seu interesse, o LinkedIn é a melhor
ferramenta, pois tem um foco mais corporativo. O Facebook é mais democrático e
serve para você compartilhar novidades, idéias, falar de sua vida, do jogo do
domingo, de sua paixão por cachorros. Isso não quer dizer que a ferramenta deva
ser descartada para relacionamento de caráter profissional, pelo contrário.
Vá além dos clichês
Procure, quando oportuno, mostrar suas
experiências profissionais concretas, como projetos que liderou, resultados que
obteve, desafios que superou. Compartilhe conhecimentos, pois essa é uma forma
de você se diferenciar na rede.
Tenha bom senso
Não entre em grupos de discussões de temas que
não o interessam, que você não domina ou com o qual não tem familiaridade. Você
será visto como bobo, ingênuo e oportunista.
Tente trazer para o mundo real os
relacionamentos virtuais
Aproveite oportunidades para conhecer
pessoalmente pessoas com as quais mantém contatos virtuais – em eventos,
congressos, feiras, festas corporativas, campeonatos ou happy hours, mas sem
forçar a barra. Se você acha que albatroz, birdie e eagle só existem no mundo
da ornitologia, não convide ninguém para jogar golfe.
Por fim, trabalhe as redes de forma
sistemática e metódica, pois incursões eventuais não constroem relacionamentos.
Marcelo Mariaca - é presidente do conselho de
sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School.
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