domingo, 16 de outubro de 2011


Horário de Verão chega com muito sol

Foto: Germano S. Leite/JA
Horário de Verão chega com muito sol
A pequena Thaís Ramirez aproveita "dia de verão" com a família, à beira-mar
     E o primeiro dia do horário de verão não decepcionou aqueles que imaginavam ir curtir uma praia no domingo. O sol e o calor predominavam em Rio Grande desde as primeiras horas da manhã. A temperatura neste domingo, 16, chegou aos 25°C, e o vento fraco colaborou para a sensação de abafamento, o que levou milhares de pessoas à beira da praia.
    O sempre controverso horário de verão ainda levanta debates entre as pessoas, mas além de ser uma forma de economizar energia pela melhor utilização da luz solar, deixa cada vez mais próxima a estação mais quente do ano.
    Os relógios deverão ficar adiantados em uma hora pelos próximos 133 dias em diversos estados do Centro-oeste, Sul e Sudeste e também, na Bahia, que este ano está incluída no horário de verão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê que a economia pode chegar a R$ 100 milhões até o final do período. Este ano, o horário de verão encerra no dia 26 de fevereiro de 2012.
    Aqueles contrários ao horário de verão manifestam os problemas com o sono como a principal desvantagem do novo horário. É cientificamente já comprovado que o organismo humano demora alguns dias para se adaptar completamente a mudança e mesmo assim, ainda ficam sinais da mudança.
    Nas ruas, as opiniões são diversas, mas encontramos no centro de Rio Grande duas adeptas do sistema: “Eu não sinto diferença nenhuma nessa troca de horário, eu acho isso bastante positivo, pois, podem se estender as atividades sem consumir energia elétrica”, garante Nara Tavares. Já Thaise Santos diz que sente sim, alguns sinais de cansaço e diferenças nos primeiros dias, mas que no decorrer do horário isso não acontece mais. “Eu sou adepta ao horário de verão principalmente pela sustentabilidade”, conclui.
    O primeiro domingo do novo relógio foi marcado por muito sol e temperaturas na casa dos 25°C, e assim deve seguir no início da semana. Nesta segunda-feira, a previsão é de um dia com sol, mas parcialmente nublado, embora sem possibilidade de precipitações. A máxima dimunui um pouco, podendo chegar a 22°C. A chuva deve aparecer somente na quarta-feira (19) à noite, quando a mínima chega a 16ºC e a máxima na casa dos 24ºC.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário