sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Criação de empregos formais recua 38% em outubro


Resultado é o pior para o mês em três anos; no acumulado do ano foram gerados 2,24 milhões de postos com carteira assinada

A geração de empregos no Brasil recuou 38,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo ministério do Trabalho e Emprego.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que foram criadas 126.143 vagas formais em outubro. No mesmo períod do ano passado haviam sido gerados 204.804 empregos com carteira assinada.
Esse foi o pior resultado para o mês desde 2008. Naquele ano, foram abertos cerca de 61 mil empregos com carteira assinada.
De acordo com o ministério do Trabalho, no acumulado de janeiro a outubro deste ano o número de empregos com carteira assinada alcançou 2,24 milhões. O resultado representa uma queda de 18,2% em relação ao mesmo perído do ano passado, quando foram abertas 2,74 milhões de vagas.
Os números de criação de empregos formais do acumulado deste ano, e de igual período de 2010, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo.
Além de ter registrado queda frente ao ano passado, os dados do governo mostram que a criação de empregos formais, de janeiro a outubro deste ano, também ficou abaixo do resultado registrado em igual período de 2008 - quando foram criados 2,33 milhões de empregos com carteira assinada.
A meta do governo para 2011 era atingir 3 milhões de novos empregos formais no País, mas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já vem afirmando que dificilmente essa meta será atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário