sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Núcleo de Apoio Psicossocial da SESP/AC



Criado em 12 de março de 2008, com o objetivo de promover o bem estar psíquico e reintegrar o servidor do Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP, no ambiente de trabalho, orientando-o no enfrentamento das dificuldades emocionais e auxiliando a instituição no gerenciamento das patologias inerentes ao desempenho da função. Tendo em vista a grande vulnerabilidade  exposta em decorrência das atividades que desempenham.
Desde a sua criação já foram realizados mais de 1.100 (mil e cem) atendimentos a policiais e dependentes legais visando o tratamento e a sua reinserção na vida pessoal e profissional. Esses atendimentos e procedimentos psicológicos realizados resultaram numa amostragem das patologias prevalentes com queixa no desempenho da função conforme mostra a tabela abaixo.

Patologias Prevalentes
Depressão
18%
Dependência Química
16%
Transtorno do Stress Pós Traumático
15%
Transtorno Obsessivo Compulsivo
14%
Transtorno do Sono
12%
Transtorno Bipolar
10%
Síndrome de Burnout
7%
Síndrome do Pânico
8%


Atualmente instalado na Rua Geraldo Mesquita n° 226, bairro Estação Experimental, onde são realizados os atendimentos, os quais serviram para embasamento na criação e implantação de programas destinados a ajudar no tratamento do servidor a superar as patologias causadas decorrentes das atividades desenvolvidas. Tais programas como o Programa de Gerenciamento do Estresse (PGS). Com o objetivo de auxiliar nas demandas do servidor que comprometam seu bem estar, suas relações pessoais, familiares e institucionais oportunizando a um novo modelo de vida que possibilite mudanças positivas na forma de enfrentar seus conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos desenvolvendo e fortalecendo competências emocionais tornando-o menos vulnerável a fatores estressores.
Já o Programa de Apoio e Orientação Familiar (PAOF), com a finalidade de contribuir no fortalecimento dos laços familiares, diagnosticando situações de vulnerabilidade, estimulando a reflexão e o estabelecimento da ajuda grupal que impulsione a busca de alternativas especifica e adaptativas que permitam desenvolver competência emocional que evitem os conflitos que possam ocasionar a desagregação e rompimento do vinculo familiar e comprometimento institucional.
Quanto ao Programa de Atenção ao Usuário de Álcool e Outras Drogas (PAUAD). Visa oportunizar o tratamento do uso e abuso de substâncias psicoativas auxiliando na retomada da vida pessoal e profissional do servidor, através do apoio biopsicossocial necessário ao desenvolvimento de comportamentos que possibilite a reintegração no ambiente de trabalho a partir da construção de um novo modelo de vida que estejam de acordo com o exercício da profissão e dos padrões sociais. E principalmente no fortalecimento do programa de Preparação para aposentadoria (PPA). O mesmo vai oferecer suporte aos servidores do SISP que estão aposentados e os na iminência de se aposentar, auxiliando nas demandas relacionadas que comprometam seu bem estar, buscando suavizar o impacto que esta nova fase da vida pode causar, no intuito de apresentar novas perspectivas e estimulo as reflexões sobre diversos temas, que possibilitem um repensar dos vínculos e a ressignificação de suas vidas.
Além da implementação desses programas se faz necessário a Institucionalização do Núcleo de Apoio Psicossocial para o fortalecimento do mesmo como a elaboração de projetos que possibilite o desenvolvimento de ações conjuntas em um novo modelo de gestão voltada à valorização e humanização dos servidores do SISP, em consonância com a política adotada pelo Governo do Estado Tião Viana, que juntamente com o Secretário de Segurança Dr. Ildor Reni Graebner vem dando todo o apoio necessário para esse fim. 

Coordenadora do NAP
Psic.Francisca Felix Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário