sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Um país bem administrado é melhor para todos nós", afirma presidente do CFA

 Sebastião Mello falou sobre diversos assuntos relacionados aos administradores, desde a histórica conquista da legalização da profissão até suas perspectivas para o futuro

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br


Presidente da entidade maior dos administradores no Brasil, o Conselho Federal de Administração – CFA, Sebastião Luiz de Mello conversou conosco na tarde desta quinta-feira (8) e falou sobre diversos assuntos relacionados aos administradores, desde a histórica conquista da legalização da profissão até suas perspectivas para o futuro. Confira abaixo e veja a mensagem que ele deixou para todos os administradores brasileiros. 
Administradores.com.br – Qual a importância de termos uma data especial para homenagear a profissão de Administrador?
Sebastião Mello – A data representa um marco histórico. Foi nessa data, 9 de setembro de 1965, que a lei que regulamentou a profissão foi aprovada. Essa data marca o início da nossa existência legal para atuarmos enquanto administradores, não só com o bacharelado, mas também com o registro profissional.
Administradores.com.br – Hoje, com o aquecimento da economia brasileira, o administrador passa a ter um papel ainda mais relevante. Qual a importância desse profissional para o desenvolvimento do país?
Sebastião Mello – As empresas e instituições como um todo carecem de processos de gestão. As entidades, instituições que não se dão conta disso vão, gradativamente, caminhando para a mortalidade. Não ter controle, coordenação, planejamento, organização, feedback avaliativo é desconhecer a vida de uma empresa. A profissão vem acrescentando e ainda tem muito a acrescentar ao processo produtivo. Empresas conduzidas apenas por amadores devem caminhar para essa triste estatística da mortalidade.
Administradores.com.br – Sobre a campanha Movimento Brasil Profissional, que o CFA tem encampado, quais seus objetivos e qual sua importância?
Sebastião Mello – Nós, anualmente, organizamos uma campanha de valorização e visibilidade do administrador para a sociedade. Essa campanha que está no site www.brasilprofissional.adm.br tem como objetivo mostrar ao nosso país a importância de termos profissionais éticos, comprometidos com os valores morais e devidamente registrados nos seus conselhos, conscientes da sua conduta e sua posição perante a sociedade. Profissionalizar cada vez mais a gestão nas esferas pública e privada, fazendo a economia crescer e tornar-se ainda mais sólida. Eu acredito que a hora é agora. Vamos fazer juntos um Brasil profissional!
Foto: Divulgação/CFA
Sebastião Luiz de Mello, presidente do CFA

Administradores.com.br – Quais outras ações importantes do CFA têm sido desenvolvidas neste ano em prol dos administradores?
Sebastião Mello – São inúmeras as ações do CFA. Estamos mudando o aspecto fiscalizativo, que a razão de ser da autarquia. Não aquela fiscalização conflitiva, mas aquela fiscalização da atuação como uma via de mão dupla. Estamos promovendo cursos de atualização profissional, firmando parcerias com instituições de ensino, firmamos parceria com o MEC para melhorar a qualidade dos cursos de Administração, firmamos convênios com o Ministério da Indústria e Comércio para capacitarmos administradores. Diuturnamente analisamos o cenário brasileiro para identificar problemas e oportunidades para a profissão, inclusive com projetos de leis que interessem à sociedade e à profissão. Temos também em andamento uma pesquisa sobre a formação, as oportunidades e o perfil do administrador no Brasil, que deve ser divulgado até o final do ano. Enfim, são muitas as nossas ações, mas temos ainda o sentimento de que ainda há muito a fazer, procurando atender cada vez mais aos anseios, não só dos administradores, mas de toda a sociedade.
Administradores.com.br – Já há alguns anos, tem sido bastante discutida a ideia de se criar um exame de suficiência para os administradores, mais ou menos nos moldes do da OAB. Como o CFA tem discutido esse assunto?
Sebastião Mello – O CFA tem discutido sim. Só que nós não queremos fazer comparações com nenhuma outra entidade. Cada entidade é única e cada profissão tem seus acertos e seus erros. A primeira opinião minha é de que não basta só fazermos um exame de suficiência. É preciso que a gente tenha, antes de tudo, cursos de excelente qualidade, porque não queremos cometer também os erros que algumas entidades fazem de, entre mil, dois mil formados, serem aprovados 10%. Alguma coisa está errada com esses cursos ou com o exame. Por que não pode, depois de cinco anos estudando, ser preciso ir para um cursinho, passar seis meses e aí estar habilitado. O que nós queremos de fato implementar é a qualificação de cada um desses cursos, para que o bacharel saia com condições de empregabilidade depois desses quatro anos. E nós estamos trabalhando, através de uma parceria com a Fundação Dom Cabral, pela certificação por áreas. Esse é o grande diferencial da proposta do CFA. Nós queremos que a sociedade, as empresas entendam que ter um administrador nos seus casos é sinônimo de ter alguém capaz de acrescentar ao processo produtivo e que faça diferença competitiva na vida das empresas e para o povo brasileiro.
Administradores.com.br – Qual sua mensagem para os administradores brasileiros neste dia 9 de setembro?
Sebastião Mello – Em primeiro lugar, quero agradecer pela oportunidade e dizer do carinho que temos por vocês do Administradores.com.br. Aos meus irmãos, colegas de profissão, quero dizer que a sociedade está querendo administradores com credibilidade profissional, com sólida formação acadêmica, capaz de empreender, que solucione os problemas,que tenha uma percepção global dos negócios, que saiba lidar com pessoas, que busquem o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. E que sejam gestores de oportunidades. Neste dia 9, quero compartilhar e congratular com todos a nossa existência e a nossa importância nos cenários nacional e internacional. E dizer para todos os administradores e tecnólogos da área que o futuro da nação passa pela Administração, porque um país bem administrado é melhor para todos nós. Administrador, 46 anos: uma conquista profissional. Sejamos todos felizes e tenhamos um ótimo dia 9. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário