quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Grande vazante se aproxima de Sena Madureira


Desde ontem que os principais rios que atravessam a região acriana apresentam significativos sinais de vazante. No alto Iaco, na comunidade Icurian, o rio, que havia transbordado e atingido os campos e roçados, vazou cerca de seis (6) metros chegando ao que os moradores chamam de seu nível de normalidade. A comunidade Icurian, fica distante cerca de seis (6) dias de viagem de Sena Madureira, com essa distancia calcula-se que essa vazante só chegue a Sena entre sexta-feira ou sábado.
Nessa quarta-feira 21, os senamadureirenses acordaram ainda mais envoltos por água, o que para muitos implica em saírem de suas casas. Segundo dados da defesa civil pelo menos 190 famílias estão desabrigadas isso com base somente nas que pediram auxilio, juntando esse número com o percentual de bairros atingidos, que pelas contas somam-se onze (11), o total de desabrigados já ultrapassa e muito a marca das mil pessoas.
Segundo a Defesa Civil de Sena, o rio Iaco se apresenta hoje num alto nível, atingindo a cota de 17,49m. Porém essa manhã em conversa com um morador de Santa Rosa do Purus, onde dezenas de famílias estavam desabrigadas, o mesmo relatou que a enchente deu uma trégua, segundo nos informou Helio Guedes, o rio Purus, principal responsável pelo represamento dos rios Iaco e Caeté que banham sena, teve uma vazante significativa de cinco (5) metros, chegando à sua normalidade.
“As pessoas em Santa Rosa do Purus, já começam a retornar para suas casas e em dois ou três dias será a vez de Sena Madureira voltar à sua normalidade” disse Helio Guedes. Por enquanto algumas ruas continuam intransitáveis em Sena, sendo que a única rota de acesso ao centro da  cidade só é possível pela Avenida Avelino Chaves  e pela Rua Padre Egidio.


Jair Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário