segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FATORES MOTIVACIONAIS PODEM INTERFERIR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?


UM ESTUDO DE CASO NO TELECENTRO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ACRE


O desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação e comunicação desafiam as instituições de um modo geral a atender a demanda imposta pelos novos paradigmas da educação e a educação a distância surge neste cenário como uma alternativa para as mudanças exigidas pela globalização do conhecimento, da informação e da economia nos diversos setores da sociedade, principalmente no setor educacional. Frente a esse novo paradigma as organizações se vêem obrigadas a cada dia prestar um serviço de melhor qualidade, que se apresenta como uma das forças mundiais, chamadas forças de mudanças do GEO (Globalização, Empoderamento e Orquestração das Tecnologias) trazendo com esse novo modelo, os fatores de Competitividade mundial, alicerçados pelos pilares da Qualidade, Produtividade, Capacidade e Inovação. Como a qualidade reflete a quantidade de tributos contidos num produto, produtos/serviços de melhor qualidade serão mais caros. A qualidade é vista como característica inerente aos produtos, e não como algo atribuído a eles. No aspecto Produtividade entende-se como sendo a relação entre produção e custo, isto, quanto se gasta para produzir determinado produto ou serviço. A Capacidade refere-se à velocidade de produção (tempo de ciclo de um processo) e a Inovação é o diferencial competitivo, o que mais ninguém está fazendo.
A partir deste contexto, a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Governo do Estado Acre estabeleceram um acordo de cooperação técnica através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública com a finalidade de promover o desenvolvimento profissional e melhor prestação dos serviços por parte dos profissionais de segurança pública dando aos mesmos condições de buscarem mais conhecimento na área específica, através dos cursos oferecidos e realizados no telecentro da SESP, no aprendizado do Ensino a Distância.
Em uma análise mais ampla, considerando a Educação abrangendo tanto o ensino a distância como o presencial, percebe-se que existem problemas na educação brasileira que precisam de atenção governamental. No entanto, quando se fala em Educação logo se pensa em pessoas e nos meios necessários para dar suporte ao ensino, porém os meios mudam, evoluem se transformam.
Durante o curso observou-se que muitos alunos ficam ou param no meio do caminho não chegando a concluir, fato este se percebeu a importância da motivação no processo ensino aprendizagem. Tal pesquisa, faz uma revisão da literatura sobre a Motivação e a EaD e visa elaborar um estudo de caso com os envolvidos com uma fundamentação teórica capaz de sustentar a pesquisa aplicada aos alunos. A pesquisa procura identificar os fatores motivacionais envolvidos na EaD, analisá-los e dimensionar ações que permitam a elaboração de um modelo de conduta para o sistema de acompanhamento ao aluno.
Neste sentido, um estudo aprofundado e o levantamento dos fatores motivacionais relacionados à EAD, seja talvez a forma de conhecer uma das pontas deste iceberg de problemas que se encontram na educação brasileira como: evasão escolar, falta de condições físicas nas salas de aula, equipamento tecnológico - muitas vezes subutilizados e a falta de credibilidade da EAD. Não se pretende apresentar a solução de todos estes problemas, mas acredita-se que de pouco em pouco é que se pode ajudar a mudar esta realidade e o levantamento dos fatores motivacionais parece ser um dos caminhos.
Foi de certa forma, deste contexto que surgiu a idéia de realizar este trabalho com enfoque na EAD, enquanto uma alternativa viável para em conjunto com a educação tradicional atender as necessidades da realidade brasileira. O trabalho baseia-se na experiência que venho desenvolvendo desde sua criação em 2006, levando-o a figurar entre as referências na modalidade de cursos à distância no Estado do Acre.


Aos interessados na pesquisa completa é só me enviar um e-mail para www.joaoevangelista1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário