UM ESTUDO DE CASO NO TELECENTRO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ACRE
O
desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação e comunicação desafiam
as instituições de um modo geral a atender a demanda imposta pelos novos
paradigmas da educação e a educação a distância surge neste cenário como uma
alternativa para as mudanças exigidas pela globalização do conhecimento, da
informação e da economia nos diversos setores da sociedade, principalmente no
setor educacional. Frente a esse novo paradigma as organizações se vêem
obrigadas a cada dia prestar um serviço de melhor qualidade, que se apresenta
como uma das forças mundiais, chamadas forças de mudanças do GEO (Globalização,
Empoderamento e Orquestração das Tecnologias) trazendo com esse novo modelo, os
fatores de Competitividade mundial, alicerçados pelos pilares da Qualidade,
Produtividade, Capacidade e Inovação. Como a qualidade reflete a quantidade de
tributos contidos num produto, produtos/serviços de melhor qualidade serão mais
caros. A qualidade é vista como característica inerente aos produtos, e não
como algo atribuído a eles. No aspecto Produtividade entende-se como sendo a
relação entre produção e custo, isto, quanto se gasta para produzir determinado
produto ou serviço. A Capacidade refere-se à velocidade de produção (tempo de
ciclo de um processo) e a Inovação é o diferencial competitivo, o que mais
ninguém está fazendo.
A
partir deste contexto, a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o
Governo do Estado Acre estabeleceram um acordo de cooperação técnica através de
uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública com a finalidade
de promover o desenvolvimento profissional e melhor prestação dos serviços por
parte dos profissionais de segurança pública dando aos mesmos condições de
buscarem mais conhecimento na área específica, através dos cursos oferecidos e realizados
no telecentro da SESP, no aprendizado do Ensino a Distância.
Em uma
análise mais ampla, considerando a Educação abrangendo tanto o ensino a
distância como o presencial, percebe-se que existem problemas na educação
brasileira que precisam de atenção governamental. No entanto, quando se fala em
Educação logo se pensa em pessoas e nos meios necessários para dar suporte ao
ensino, porém os meios mudam, evoluem se transformam.
Durante
o curso observou-se que muitos alunos ficam ou param no meio do caminho não
chegando a concluir, fato este se percebeu a importância da motivação no
processo ensino aprendizagem. Tal pesquisa, faz uma revisão da literatura sobre
a Motivação e a EaD e visa elaborar um estudo de caso com os envolvidos com uma
fundamentação teórica capaz de sustentar a pesquisa aplicada aos alunos. A
pesquisa procura identificar os fatores motivacionais envolvidos na EaD,
analisá-los e dimensionar ações que permitam a elaboração de um modelo de
conduta para o sistema de acompanhamento ao aluno.
Neste
sentido, um estudo aprofundado e o levantamento dos fatores motivacionais
relacionados à EAD, seja talvez a forma de conhecer uma das pontas deste
iceberg de problemas que se encontram na educação brasileira como: evasão escolar,
falta de condições físicas nas salas de aula, equipamento tecnológico - muitas
vezes subutilizados e a falta de credibilidade da EAD. Não se pretende
apresentar a solução de todos estes problemas, mas acredita-se que de pouco em
pouco é que se pode ajudar a mudar esta realidade e o levantamento dos fatores
motivacionais parece ser um dos caminhos.
Foi de certa forma, deste contexto que surgiu a idéia
de realizar este trabalho com enfoque na EAD, enquanto uma alternativa viável
para em conjunto com a educação tradicional atender as necessidades da
realidade brasileira. O trabalho baseia-se na experiência que venho
desenvolvendo desde sua criação em 2006, levando-o a figurar entre as
referências na modalidade de cursos à distância no Estado do Acre.Aos interessados na pesquisa completa é só me enviar um e-mail para www.joaoevangelista1@gmail.com
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