terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo surpreende agentes de endemias com demissão em massa


DO AC24HORAS

Seg, 15 de Agosto de 2011 13:54
Mesmo prometendo durante café da manhã realizado na Fundhacre, no mês passado, que não demitiria os agentes de endemias e renovaria os contratos dos 125 funcionários do Pró-Saúde em Rio Branco, o governador Tião Viana (PT), autorizou que fosse expedido aviso de dispensa, especificando o dia 31 de agosto, como data de desligamento dos servidores de suas funções.
Na manhã desta segunda-feira, 15, os agentes de endemias, que receberam os avisos das mãos do chefe de campo e equipe, se reuniram em frente à sede da Prefeitura de Rio Branco, para protesta contra a decisão que surpreendeu todos os funcionários do Pró-saúde. Os agentes de endemias reclamam que não houve qualquer tipo de comunicado, antes da dispensa.
“Eles nos contratam com as prerrogativas de empresa pública e nos demitem com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como se fosse uma empresa particular. O governador Tião Viana, mentiu quando fez discurso aos agentes de endemias, informando que todos seriam mantidos até o mês de dezembro”, protesta o agente Paulo Vitor.
A revolta dos agentes de endemias é geral. Os funcionários que foram contratados sem data para desligamento de suas funções, dizem que foram usados pelo governo para baixar os índices da dengue em Rio Branco, mas assim que os números foram quase zerados, receberam a demissão como recompensa por parte do governador Tião Viana.
Apoiados pelo Sintesac, os agentes de endemias vão a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), procurar apoio dos deputados na sessão de terça-feira, 16. Segundo Paulo Vitor, o sindicato da categoria já garantiu que uma comissão será recebida pelos membros da Mesa Diretora da Casa, para intermediar a negociação com o governo.
Segundo os funcionários, uma parte dos avisos foi recolhida após, para que o problema não ganhasse repercussão na imprensa. “O chefe de equipe está correndo atrás dos agentes, para que alguns dos avisos sejam recolhidos. A intenção é evitar que o assunto ganhe repercussão na imprensa”, afirma um dos líderes dos agentes demitidos, Paulo Vitor.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raystudio3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário