quinta-feira, 16 de junho de 2011

Governo prevê ‘explosão’ de queimadas neste ano

  Redação, com agências - de Brasília

Foram registrados no ano passado 133.149 focos de incêndio no país
O governo federal prevê uma ‘explosão’ dequeimadas em 2011, período de estiagem no Brasil, que segue até setembro. Asqueimadas devem acontecer principalmente em Mato Grosso, responsável pelo maior índice de desmatamento neste ano.
De acordo com o Ibama, áreas de mata nativa que foram derrubadas podem ser atingidas por incêndios clandestinos, no intuito de limpar terrenos para dar espaço à agricultura.
Técnicos explicam que a região Centro-Oeste do país é a que mais poderá sofrer com isso. O fogo é a forma de manejo mais utilizada para limpeza de terrenos antes da implantação de pastagem. O Mato Grosso poderá registrar mais ocorrências porque até agora é o estado que mais desmatou.
Dos 593,0 km² de desmatamento detectados entre março e abril na região da Amazônia legal, 480,3 km² ficam em Mato Grosso. Uma das regiões mais afetadas foi a fronteira entre o Cerrado e a Amazônia.
Levantamento feito pelo Ibama no Estado de Rondônia aponta um crescimento de 10% nos casos de queimada entre janeiro e junho deste ano. De 1º de janeiro a 13 de junho de 2010, foram registrados 306 focos de calor no Estado.
No mesmo período de 2011 já são 338, principalmente nas margens de rodovias federais, o que dificulta o combate.
No Brasil, foram registrados no ano passado 133.149 focos de incêndio detectados por satélites, a maioria concentrada no Mato Grosso (35 mil), Tocantins (18 mil) e Pará (17 mil). Especialistas acreditam que áreas do Estado do Amazonas também serão atingidas pelas queimadas, a partir de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário