sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nuvem de vulcão chileno ocupa 70% do Rio Grande do Sul


Cinzas podem chegar ao Estado de Santa Catarina, de acordo com a FAB 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na madrugada desta sexta-feira, 10, que cerca de 70% do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, registra a presença da nuvem decorrente do vulcão chileno Puyehue e que segundo as projeções, ela pode chegar a Santa Catarina. Devido à nuvem, quatro companhias aéreas suspenderam suas operações em aeroportos no Sul do País.
De acordo com o comunicado, a nuvem se encontra a 7 mil metros de altitude e serão coordenados desvios de rotas para que as aeronaves não atravessem ou ingressem na camada. A princípio, não há restrições para o tráfego aéreo em rota acima desta altitude.
A FAB informou também que apesar da previsão de ocorrência de camada de nuvens ao nível do solo, não foram registrados, até o momento, relatos de que isso tenha acontecido em aeroportos da região Sul.
Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha a evolução da situação por meio de informações obtidas com o Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina.
Passageiros esperam em aeroporto Jorge Newbery, de Buenos Aires, onde os voos foram cancelados ou atrasados por nuvem de cinzas de vulcão do Chile (10/06) - Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário